quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Talvez por isto...

Recentemente, uma jornalista, se interessou por este blog, e após uma breve leitura, o “identificou” com o tema: ateísmo. Eu, como editor, fiquei um pouco chateado. Afinal de contas, existe uma idéia, ligeiramente diferente, que norteia a finalidade dos temas aqui abordados.

De início o nome do blog seria Sabedoria & Ceticismo. Acontece que por algum motivo oculto ele se transformou em O Enigma de Jade, o que significa que existe menos objetividade (certezas) do que teria com o título anterior. Nesta pouca objetividade, o ateísmo aparece como sendo um tema interessante e comum, devido ao fato de que apesar de muitas pessoas terem suas dúvidas quanto as pregações das igrejas mais acessíveis no Brasil, (ao menos, dentro de um pequeno quadro de amostragens realizadas por este editor, são mesmo muitas pessoas), poucas são as que assumem esta posição. Quem sabe um dia, este blog, possa estar desvinculado desta cara, por enquanto ela rendeu um prêmio valiosíssimo. O Prêmio foi uma resposta, para o nosso pequeno artigo Saindo da Matrix (Dawkins um delírio), que foi redigida pelo Acid, do Saindo da Matrix, o qual reproduzimos com muito orgulho:

“...quanto ao Dawkins, é difícil desassociar as teorias dele do deboche que ele traz consigo. E mais: ele se baseia numa noção de Deus cristã ou católica, sei lá, quando Deus não é um ente definível. Cadê o Deus sufi? Cadê o Deus xinto? Eles não encaixam na equação que Dawkins quer ridicularizar. Os próprios cientistas estão vendo que a religiosidade é sim importante pro bem-estar das pessoas. Não é algo que deva ser imposto, mas também não é algo que deva ser execrado da sociedade, colocado à marginalidade e MUITO menos "desmistificado" pela ciência porque esta não é a área de atuação dela (assim como reprovo os criacionistas que ficam invadindo a área científica ou mesmo a turma mais fanática dos "quantum isso quantum aquilo").

Comecei a ler na livraria o mais recente livro do fisico Amit Goswami, "Deus não está morto". No prólogo ele descasca o Dawkins, os criacionistas e os Wilberianos com bons argumentos.”

Se existe algo de sobrenatural em certas coisas da vida, estes são apenas sentidos e jamais poderão ser explicados. Todos nós temos nossos momentos onde acontecimentos extraordinários nos parecem ter origem em forças maiores (providencia divina, talvez), mas dificilmente poderemos explicar o motivo que nos leva a crer nisto, e menos ainda poderemos provar racionalmente aos outros aquilo que pensamos.

Talvez por isto, exista a poesia, que nos toca muito mais profundamente com seu sentido do que as meras palavras nela contida. Talvez por isto, exista o amor que recebemos de outras pessoas, que nos comove muito mais do que mil pregações de qualquer sacerdote.



"A vida não é uma pergunta a ser respondia. É um mistério a ser vivido."

Siddharta Gautama – Buda

Nenhum comentário:

Postar um comentário