sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Conselhos para vida....

Ouvi falar que devemos ser humildes. Tenho me esforçado muito para viver uma vida simples com poucos bens e feliz. Metade do caminho eu já consegui, tenho muito poucos bens materiais.  


Ouvi falar que a vida é feita de momentos felizes. Acreditei nisto e tenho tentado ser feliz, na maior parte do tempo que é possível. Se somar todos os momentos que já sabia que não seria feliz de qualquer forma, tenho tido razoável sucesso. 


Falaram-me que devemos tratar as pessoas como gostaríamos que fosses-mos tratado por elas. Confesso que, neste ponto em especial, cansei de declarar meu amor. Mas não porque não queira, acontece que as pessoas em geral, olham com desconfiança quem as trata exageradamente bem. 


Li, recentemente, que devemos fazer aquilo que gostamos. Lembrei, que em algum lugar já havia lido também, algo sobre vocação e que devemos fazer as coisas com paixão, assim elas seriam bem feitas. Acontece que em outro lugar, estava escrito que devemos gostar daquilo que já fazemos e que este era o segredo. Lembro de tudo o que li, mas estou um pouco confuso. 


Certa vez, quando ainda era bem jovem, achava que havia encontrado o amor da minha vida. Tinha muita certeza que o amor que eu sentia era para sempre. Isto já tinha acontecido antes e ainda aconteceram muitas outras vezes, mais tarde. Mas me lembro de uma vez em especial. Nesta época eu fui muito feliz, logo em seguida veio mais um daqueles momentos que, hoje eu sei, fazem parte da nossa vida. 


Gosto muito da ciência e ouvi falar algo sobre a fecundação do óvulo. Dizem que temos muita sorte de vivermos, já que existia um numero incrivelmente grande de chances de ser outra pessoa a estar aqui em nosso lugar. Pena que não deixei um pouco desta sorte para os jogos de loteria. 


Gosto muito da religião e ouvi falar que devemos ficar tranqüilos. Dizem que temos alguém olhando por nós, e que se formos julgados merecedores, muita mais sorte há de nos esperar em outra vida. Engraçado também alguns dizerem que a religião molda nossa ética, mas enfim, tudo nesta vida tem um preço e outra vida parece estar bem pago para mim.


Não gosto muito de política e ouvi falar, mas não me recordo quem foi que falou, que devemos procurar nos estabelecer sozinhos e não se preocupar muito com estes assuntos e menos ainda esperar ajuda do poder público. Parece que muitos pensam assim, eu já pensei diferente. Mas como diz o poeta, é comum no início da vida que o jovem planeje construir uma ponte até a lua ou o maior e mais belo castelo de todo o mundo. Normalmente, mais para o final da vida, o homem utiliza todo esta material para construir a mais resistente cabana para sua morada. 


Não sei por que escrevo. Mas isto me ajuda a ser feliz. É que li recentemente que devemos fazer aquilo que gostamos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário