terça-feira, 1 de setembro de 2009

O Início e o Fim (Isaac Asimov)

...


É maravilho estar em companhia de pessoas admiráveis. O que aprendemos e nos deliciamos com os devaneios de mentes brilhantes, que exploram os limites da inteligência e imaginação humana, é sem dúvida um prazer incrível. Dentre estas pessoas, uma tem um papel de destaque para o Enigma de Jade, é Isaac Asimov, que inspirou a origem deste blog, através da sua visão das questões da humanidade. Sua visão do futuro, sem dúvida alguma merecedora de todo o crédito, e especialmente seus pensamentos expostos em um livro, que é uma coletânea de artigos, é recomendado para todos os amantes do conhecimento humano.

O início e o Fim, coletânea de artigos, publicada pela primeira vez em 1977, que reúne artigos sobre vários temas, que foram publicados em diversas revistas, seria uma boa introdução para conhecer este, que é considerado um dos maiores escritores de ficção cientifica de todos os tempos. Além de conduzir o pensamento do leitor para fora de paradoxos, sempre exigindo a superação de pensamento, o livro, é de leitura leve e agradável, onde o leitor terá a impressão de estar conversando com um mestre que está ali na sua frente somente para lhe repassar conhecimento.
Abaixo os títulos dos artigos encontrados no livro:

Como colonizar os céus
A democracia do saber
Os monstros com os quais temos vivido
Os combustíveis fósseis
Inteligente, mas não o suficiente
Receita para um oceano
O Sol glorioso
Tecnologia e energia
Os grandes satélites de Júpiter
O verdadeiro Cirano
Para que serve?
Estados Unidos: ano 2176 depois de Cristo
Gravitação ilimitada
O homem e o computador
O início e o fim
Sobre a vida no além
Apertem seus cintos
Os satélites naturais
A grande mudança no tempo
A Lua como limiar


Isaac Asimov, este que é um dos maiores escritores de ficção cientifica de todos os tempos, e pode se dizer, ainda, um dos maiores pensadores, ao menos, do último século. Agora se você, faz parte dos “novatos” que só ouviram falar deste russo-americano, que é “o cara que escreveu um livro” que deu origem ao filme do Will Smith, EU ROBO, e quando abriu o livro de mesmo nome, deste autor, para se aprofundar nos temas abordados pelo filme, achou que aquela ficção estava meio ultrapassada (afinal de contas fora escrito mais de meio século antes do filme ser lançado), você ainda não entendeu porque o cara é tão admirado. Ele, com suas observações sobre assuntos, além do tema ficção cientifica, inspirou a criação deste blog, devido a sua grande compreensão dos mais variados temas, sempre questionando, investigando, e dando opções diferentes para os vários finais imagináveis. Assim dedicamos este blog, e em detrimento de muitos outros “grandes pensadores”, ao grande mestre da ficção cientifica Isaac Asimov.





...

Nenhum comentário:

Postar um comentário