quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

O que aprendemos com Isaac Newton (além de Física)

É comum reconhecer a importância de Newton, sua contribuição para a Física. Estudantes do mundo inteiro, se debruçam sobre as Leis de Newton, e muitos tem a oportunidade de testar sua validade e se surpreender com a verdade contidas nelas. Porém existe também um ensinamento humanista profundo que pode ser encontrado na história e palavras deste homem:
"O que sabemos é uma gota. O que ignoramos é um oceano. 


Quando entro em templos religiosos, e fico admirando a arquitetura e a simbologia, sinto uma pequena inveja das pessoas religiosas, pois vejo o empenho deles em tentar dar um sentido divino a vida, e que todo este esforço é a forma que encontraram para poder expressar a sua gratidão e admiração com algo que sabem é muito maior que eles próprios. 

Mas este sentimento é passageiro. 

Quando percebo o quanto ficamos perplexos ao vislumbrar, mesmo que apenas uma pequena parte do tamanho do Universo, da complexidade da dança da vida e do incrível fato de existir algo, quando poderia talvez não existir nada ou algo simplesmente diferente, sinto um prazer inenarrável. 

Sentindo este prazer, só me resta contemplar o enigma da vida. Talvez o mais indecifrável enigma de todos! São tantas perguntas sem respostas. E para cada resposta encontrada, nos aprofundamos mais no mistério, pois entender um pouco mais sobre o Universo é reconhecer ainda mais coisas que ignoramos. 

O modelo atômico, explica as reações químicas e nos possibilitou desenvolver toda uma infinidade de coisas utilizando o Radio, a Eletricidade e a Energia Atômica. E ao explicar o mundo com o átomo, descobrimos uma infinidade de partículas sub atômicas, inclusive com reações que não podem ser explicadas pela física Newtoniana, gerando ainda mais mistérios para o homem. Abrindo possibilidades que fogem a compreensão dos nossos sentidos, tornando-se inclusive uma terra fértil para brotar todo o tipo de esoterismo, mas também dando asas para imaginação, e assim, produzir obras de ficção científica como o filme Interestelar.

E ao lembrar de todo este mundo de conhecimentos, descobertas e incertezas, que fora muito bem ilustrada pelo homem que tenho certeza será lembrando muito tempo depois que qualquer simbolo religioso já tiver sido esquecido, o pai da Física, Sir Isaac Newton, onde ele explica que o conhecimento humano cresce como uma ilha em meio a um oceano de mistérios ainda desconhecidos. E quanto mais nossa ilha de conhecimento cresce, maior e a borda que toca as águas do desconhecido. 




"Eu não sei o que posso parecer para o mundo, mas para mim eu pareço ter sido apenas como um menino brincando na beira-mar, e me divertindo de vez em quando encontrando um seixo mais suave ou uma concha mais bonita que a normal, enquanto o grande oceano da verdade estava todo desconhecido diante de mim. 

A humildade encontrada naqueles que dedicaram sua vida em busca do conhecimento, e que por terem tocado mais fundo nas fendas do desconhecido, reconhecem sua pequenez diante da imensidão do Universo, é um ensinamento espiritual tão profundo quanto o que podemos encontrar em qualquer religião. E mesmo que para nós, estes seres sejam dignos de serem louvados, pois elevaram o conhecimento da humanidade, trazendo benefícios a bilhões de pessoas que vieram depois deles, eles nos deixam acima de tudo, um exemplo de contemplação para com o Universo. 

Existe um conceito filosófico, popularizado como a Navalha de Ockham, que diz que dentre duas explicações a mais simples é a mais correta. Tal pensamento, também em acordo com o "princípio da economia", nos ensina que, existindo duas teorias para explicar um mesmo fato, devemos sempre optar pela menos complexa. Atualmente é muito utilizado para descartar a hipótese de Deus no universo, facilitando assim, para os inconformados, optarem por sua descrença. 

O próprio Newton, homem de sua época, era muito religioso, e mesmo após calcular o movimento dos planetas, acreditava que para colocar eles em movimento, seria necessário um "poder" divino. Seu conhecimento, original e que transformou radicalmente a história da humanidade, foi desenvolvido sob o conhecimento dos que vieram antes dele, como Kepler e Galileu, que vinham construindo a visão heliocêntrica do universo. E fora sob as equações de Newton, que ficaram conhecidas como Leis de Newton, que os que vieram depois, desenvolveram todo nosso conhecimento da Física moderna. Assim, reconhecer o mérito de um cientista, é reconhecer a sua contribuição nesta jornada de desvendar os mistérios do mundo. O próprio Newton eternizou este ensinamento de humildade, quando disse:

" Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes.

Vendo assim, é uma pena muitos daqueles que não tem a oportunidade de olhar para fora de seus templos, não irão reconhecer toda uma história do esforço humano na busca de entender o lugar onde vivemos, e por isto ficam cegos a tantos ensinamentos de sabedoria e humildade, que grandes homens nos legaram. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário