sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O Sábio e o Tolo


Algumas pesquisas científicas apontaram que ter uma espiritualidade forte, é uma das características comuns das pessoas bem sucedidas e felizes. Qualquer uma, nenhuma em especifico, mas algum tipo de espiritualidade.

A meditação também já foi analisada cientificamente, e os resultados demonstram que ela traz diversos benefícios para o corpo e principalmente para a mente. Do ponto de vista psicológico, a felicidade se torna bem mais viável, quando se tem uma visão espiritual para esclarecer algumas das dúvidas, que mesmo não sendo filósofos, todos nos fazemos sempre. Os grandes enigmas da nossa existência são mais bem assimilados com as respostas que uma religião pode nos apresentar.

Diz-se que o enquanto o sábio (por saber levar a vida e domar seus impulsos) carrega o mundo na palma da mão, o tolo carrega todo o seu peso nas costas. Este pensamento começa a se desenvolver, quando trazemos as palavras para o nosso cotidiano, para nossa experiência direta.

Eu fui durante muito tempo escravo de um vício que ainda bate a minha porta. A nicotina. Quando dava meus primeiros passos a caminho deste vicio, nunca nem tinha ouvido falar de tal substancia. Mal sabia eu, mas estava iniciando uma relação que já perdurou 10 anos. Substitui recentemente o “dispositivo de liberação de nicotina” tradicional, pelos famosos adesivos, e foi somente assim que descobri que realmente existia um vicio químico muito grande comigo. E eu nem sabia. Não era o prazer que me levou a este hábito de anos, foi sim a dependência química. É incrível comprovar isto.

Agora, entendendo o que ocorria comigo, além da satisfação em vencer está dependência, estou intrigado como o fato de como existem coisas que influenciam nossa vida sem nós nos apercebermos. Comandamos pouco em nossa vida, assim, como poeticamente diz o Enigma de Jade. Isto talvez seja a maior prova de que nossa consciência seja passageira, talvez com o único intuito de servir a evolução dos complexos organismos vivos, que são apenas uma parte temporária de uma mais complexa comunidade, a vida!

Se o relegoeiro é realmente cego, não estava previsto a existência da consciência. O que não nos impede de uma vez tendo-a, fazer um belo uso da mesma. Quanto maior o poder, maior a responsabilidade. Assim, estamos aqui fazendo um excelente trabalho (para um punhado de moléculas sem objetivo maior, a não ser aumentar em complexidade, ta bom!). Criamos um universo paralelo, ou vários deles, dentro de nossas mentes. O mundo real é apenas o palco para nossa imaginação, onde existem vários universos, deuses, planetas, amores, guerras e tudo o mais que o homem criou a partir da matéria prima que dispunha. Modificamos a cara do planeta (e ainda lançamos nossos brinquedos ao espaço). Criamos objetos menos complexos que um ser vivo talvez, mas não menos úteis para nós. Criamos as palavras, demos nome a todas as coisas, depois criamos coisas novas, e demos nomes a elas. Tudo isto será apenas uma cagada cósmica??????

Provavelmente sim. Mas e daí? Diminiu o prazer que é viver????

Aconteceram alguns desastres neste fim de ano no Brasil, que nos deixam em xeque. O motivo de terem acontecido, ninguém sabe? (Ou talvez todos sabemos, a natureza é friamente indiferente a nós!) Mas e os que ficaram, o que vão fazer? O que vamos fazer? Viver é uma dádiva, talvez não divina, mas ainda assim é uma dádiva. Existem pessoas que aproveitam melhor esta dádiva, às vezes até, pensando que são parte de algo maior do que a sua própria existência aqui neste mundo. Outras nem se preocupam muito, mas vivem uma vida como se fosse à única e amam viver assim. E o mais legal de tudo é que....

“Se você pensa que pode ou que não pode, de qualquer forma você está certo”
                                                           Henry Ford

Nenhum comentário:

Postar um comentário