quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Saindo da Matrix (Dawkins um delirio)

...


Coragem de ver as coisas de frente! Fazer as perguntas sem medo. Seria a Sabedoria o poder de conhecer a si mesmo? Dominar a si mesmo? E para este dominar, seria valido fechar os olhos para os grandes enigmas da vida? No blog Saindo da Matrix e também no link, indicado no final do artigo para o blog Franco Atirador, podemos ver artigos de consagrados escritores do mundo virtual, (por serem muito lidos), onde eles expõem seu ponto de vista sobre Dawkins, e seu livro Deus, um delírio. Não vamos aqui entrar no mérito dos exageros, generalizações e simplificações a que Dawkins utiliza, do meu ponto de vista, para expor suas idéias da forma clara (sem meias palavras) e de forma que cause polêmica (que melhor maneira teria para conseguir audiencia?).

Seria Deus algo totalmente intangível a ciência e viveríamos nós dentro de uma Matrix, criada não por algum tipo de inteligência virtual, mas por uma inteligência divina? Teria nossa Matrix (o Universo) o poder de se expandir além de qualquer meio racional, sendo seus limites superiores ao raio de alcance das ciências naturais? E seria a ciência limitada por nossos sentidos, de tal forma que jamais poderemos encontrar a resposta para a pergunta: Deus existe?

Vamos fazer o papel do advogado do diabo aqui. Já que encontramos um paradoxo no blog, Saindo da Matrix. Primeiramente é muito fácil criticar, isto é uma das maiores certezas que podemos ter. Se quiser, você poderá (com um pouco de habilidade), criticar qualquer teoria (estamos abordando teoria, como é utilizada na ciência, a teoria é válida e aceita como verdade, enquanto os fatos verificados a comprovam, se qualquer fato ocorrer de forma diferente do previsto pela teoria, e assim, vier a contrariar as idéias que constroem esta teoria, ela deve ser modificada ou descartada). Porém nos artigos indicados, me corrijam se estiver mentindo, podemos ler criticas a postura "fanática" de Dawkins (com o que devemos concordar ser exagerado e quase, pejorativamente falando, um “pastor da universal”), porém e quanto a teoria dele? (Teoria sim! Ele afirma acreditar que Deus não existe, e até que provem o contrário, ou desqualifiquem sua teoria, Deus quase com certeza não existe, como ele afirma no capítulo 4 do seu livro). Alguém poderia por gentileza criticar as idéias expostas no livro? Será que o fato de Dawkins ser, como li recentemente em algum lugar, o Aiatolá dos ateus, e agir com uma postura de fé, desqualifica suas idéias? (sem contar a estranheza que é, ver algum religioso, criticar a "fé" de um cientista).


Concordo que sua postura é, na grande maioria dos casos, simplista de mais. Realmente quando ele compara o  Deus da bíblia hebraica ao "Monstro do Espaguete Voador", acaba demonstrando falta de respeito e talvez até certo ódio para com a religião, e admitamos, não é politicamente correto. Aliás, isto me lembra uma das bases mais interessentes das idéias de Dawkins: Por que podemos discutir sobre tudo, menos sobre religião?




Como o Acid (do Saindo da Matrix - blog que acompanho desde o ano de 2005 (+/-) e cujo respeito e admiração deixo registrado) pede em seu artigo, estou dando aqui, uma opção para que veja com olhos diferentes as idéias de Dawkins:



As religiões pregam “verdades absolutas” e muitas destas verdade podem ser adimitidas atualmente como apenas mitologia.



A interferência divina direta, como muitos supõe acontecer, “provavelmente não existe” e ele (Dawkins, não eu) já desafiou várias vezes, esperando uma intervenção, e nada aconteceu.



Se formos conceber Deus, como Einstein, em uma visão panteísta, tudo bem, mas automaticamente devemos “rebaixar” todos os dogmas e sacramentos das grandes religiões ocidentais, para simples supertições.


Neste artigo, Acid diz não ter lido o livro, bem acredito que ele deva ler, para depois poder dizer com mais propriedade. Assim, não cometeria o mesmo erro que acusa Dawkins, o erro de ignorar muitas coisas sobre a espiritualidade, e assim também evitaria ignorar muitas coisas sobre a teoria de 'Deus, um delírio'.




E ainda, por último, os vídeos mostrados, corrigem os comentários, altamente simplistas de Dawkins, que diz que a religião pode ser a grande geradora de “homens bombas” (apesar de ser a justificativa moral para seus atos), mas ainda assim isto também não desqualifica as teorias de Dawkins. Acid, desqualificar a teoria do Dr. Richard Dawkins, somente através da entrevista concedida ao estadão seria como desqualificar a bíblia, lendo somente o Deuteronômio.




Se o Universo nos apresenta a oportunidade de escolha, deveríamos nós optar pela idéia de Cypher: “A ignorância é uma benção”, ou deveriamos nós, lutar com todas as forças para tentarmos sair da Matrix?



...

Nenhum comentário:

Postar um comentário