sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O Sábio e o Tolo


Algumas pesquisas científicas apontaram que ter uma espiritualidade forte, é uma das características comuns das pessoas bem sucedidas e felizes. Qualquer uma, nenhuma em especifico, mas algum tipo de espiritualidade.

A meditação também já foi analisada cientificamente, e os resultados demonstram que ela traz diversos benefícios para o corpo e principalmente para a mente. Do ponto de vista psicológico, a felicidade se torna bem mais viável, quando se tem uma visão espiritual para esclarecer algumas das dúvidas, que mesmo não sendo filósofos, todos nos fazemos sempre. Os grandes enigmas da nossa existência são mais bem assimilados com as respostas que uma religião pode nos apresentar.

Diz-se que o enquanto o sábio (por saber levar a vida e domar seus impulsos) carrega o mundo na palma da mão, o tolo carrega todo o seu peso nas costas. Este pensamento começa a se desenvolver, quando trazemos as palavras para o nosso cotidiano, para nossa experiência direta.

Eu fui durante muito tempo escravo de um vício que ainda bate a minha porta. A nicotina. Quando dava meus primeiros passos a caminho deste vicio, nunca nem tinha ouvido falar de tal substancia. Mal sabia eu, mas estava iniciando uma relação que já perdurou 10 anos. Substitui recentemente o “dispositivo de liberação de nicotina” tradicional, pelos famosos adesivos, e foi somente assim que descobri que realmente existia um vicio químico muito grande comigo. E eu nem sabia. Não era o prazer que me levou a este hábito de anos, foi sim a dependência química. É incrível comprovar isto.

Agora, entendendo o que ocorria comigo, além da satisfação em vencer está dependência, estou intrigado como o fato de como existem coisas que influenciam nossa vida sem nós nos apercebermos. Comandamos pouco em nossa vida, assim, como poeticamente diz o Enigma de Jade. Isto talvez seja a maior prova de que nossa consciência seja passageira, talvez com o único intuito de servir a evolução dos complexos organismos vivos, que são apenas uma parte temporária de uma mais complexa comunidade, a vida!

Se o relegoeiro é realmente cego, não estava previsto a existência da consciência. O que não nos impede de uma vez tendo-a, fazer um belo uso da mesma. Quanto maior o poder, maior a responsabilidade. Assim, estamos aqui fazendo um excelente trabalho (para um punhado de moléculas sem objetivo maior, a não ser aumentar em complexidade, ta bom!). Criamos um universo paralelo, ou vários deles, dentro de nossas mentes. O mundo real é apenas o palco para nossa imaginação, onde existem vários universos, deuses, planetas, amores, guerras e tudo o mais que o homem criou a partir da matéria prima que dispunha. Modificamos a cara do planeta (e ainda lançamos nossos brinquedos ao espaço). Criamos objetos menos complexos que um ser vivo talvez, mas não menos úteis para nós. Criamos as palavras, demos nome a todas as coisas, depois criamos coisas novas, e demos nomes a elas. Tudo isto será apenas uma cagada cósmica??????

Provavelmente sim. Mas e daí? Diminiu o prazer que é viver????

Aconteceram alguns desastres neste fim de ano no Brasil, que nos deixam em xeque. O motivo de terem acontecido, ninguém sabe? (Ou talvez todos sabemos, a natureza é friamente indiferente a nós!) Mas e os que ficaram, o que vão fazer? O que vamos fazer? Viver é uma dádiva, talvez não divina, mas ainda assim é uma dádiva. Existem pessoas que aproveitam melhor esta dádiva, às vezes até, pensando que são parte de algo maior do que a sua própria existência aqui neste mundo. Outras nem se preocupam muito, mas vivem uma vida como se fosse à única e amam viver assim. E o mais legal de tudo é que....

“Se você pensa que pode ou que não pode, de qualquer forma você está certo”
                                                           Henry Ford

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

JESUS VS. PAPAI NOEL

Este é um texto, que muitos receberam em suas caixas de entrada neste final de ano. É um apelo para revermos o verdadeiro sentido da comemoração do Natal:

"Papai Noel mora no Pólo Norte.
 Jesus está em todos os lugares.
 Papai Noel só aparece uma vez por ano.
 Jesus é sempre presente.
 Você tem que esperar na fila para ver Papai Noel.
 Jesus está tão perto que basta mencionar o Seu nome.
 Papai Noel não sabe o seu nome, tudo o que ele diz é: Olá garotinha, olá
 garotinho, como é seu nome?
 Jesus sabia o nosso nome antes mesmo de nascermos, Ele sabe o nosso nome,
 nosso endereço, nossa história, nosso futuro e também quantos fios de
 cabelo temos.
 Papai Noel tem uma pança cheia de bala.
 Jesus tem um coração cheio de amor.
 Tudo o que Papai Noel sabe dizer é: HO! HO! HO!
 Jesus diz: "Lançai sobre mim toda a vossa ansiedade, pois Eu cuido de vós".
 Os ajudantes do Papai Noel fazem brinquedos.
 Jesus faz vida nova, restaura corações, lares destruídos e constrói
 mansões.
 Papai Noel pode até lhe fazer rir.
 Mas Jesus lhe dá alegria que é a sua força.
 Enquanto Papai Noel coloca alguns presentes debaixo da árvore.
 Jesus se tornou nosso presente e morreu no madeiro.
 Precisamos colocar Jesus de volta ao centro da festa de Natal.
 Obviamente que não há comparação, mesmo se Papai Noel existisse.
 Jesus ainda é a razão de toda nossa celebração."

 Anônimo

P.S.  Preste atenção na penúltima frase!

Não é de se estranhar que seja de um autor anônimo.