quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Esolhendo a vida...

Vale a pena? Quando penso no tempo que vou viver, nos livros que vou ler, nas pessoas que vou conhecer, nas tecnologias que vou poder usufruir, nas copas do mundo a mais que vou assistir. Nossa vale... vale a pena mesmo!



Se eu puder viver uma mais uma década, vou ver dois novos campeões mundiais ou até três!!! Vou poder viajar para lugares diferentes. Vou escrever um livro. Vou envelhecer com meus amigos e poder conversar muito com eles. Vou viver mais 10 dias de ano novo, 10 noites de natal, 10 carnavais e 10 dias dos pais. Vou batizar um neto e velo crescer, talvez se formar, talvez se casar, talvez conhecer um bisneto.... 

Se eu puder viver um ano a mais, vou ler um livro, vou assistir uma adaptação, vou ver mais um aniversário da minha filha, comprar um presente para ela. Vou ver mais um aniversário meu, dos meus amigos, vou ganhar e dar presentes, vou ganhar e dar abraços.


Se eu viver só mais um dia, vou ver o nascer do sol, vou ouvir o som dos pássaros, vou andar no parque, vou rever um amigo, vou almoçar com toda a família, vou refletir sobre os melhores momentos da vida, vou chorar de saudade, vou fazer uma oração de agradecimento, vou ver o por do sol com uma criança e vou contar-lhe uma linda história, vou caminhar sob a luz da lua, e vou dizer, uma última vez o quanto amo esta vida. 

Só por um dia já vai valer a pena.
 
 
 

 
 
 

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Crer ou não Crer, eis a questão


Como alega o Sacerdote Católico Romano, Hans Kung, em seu livro "O Princípio de Todas as Coisas" (leia o artigo aqui), talvez os ciêntistas não possam argumentar sobre a coisas da metafísica. Claro que a ciência tem um papel importante para desmistificação de muitos charlatões que se dizem fontes de curas ou que prometem riqueza, amor, etc... Ainda assim no que tange a religiosidade de algumas pessoas, ao menos para elas, quando a ciência demonstra que sua crença (provavelmente) está equivocada, é normal estas pessoas afirmarem que, por exemplo, Deus, está acima da compreesão humana (!) e que não cabe a ciência explicar Deus.


Pois bem, existem outros, que acreditam que a ciência está, com suas descobertas, comprovando a existencia de um Deus. Apesar de que as vezes, estas descobertas, desmascaram algumas crenças (como exemplo a crença na descrição literal da criação do universo contida na Biblia), elas também comprovaria que existe um Deus que criou o universo, e que seria, este Deus, a causa última de todas as coisas (tanto na direção do princípio, como na direção do final).

Neste sentido, encontramos um artigo muito interessante, apesar de massivamente grande, sobre o argumento cosmológico do filósofo cristão Dr. William Lane Craig, no blog Apologia, como sendo uma possível prova da existência de Deus (parece que Graig alega que é uma prova - não uma possível prova). Duas conclusões são possíves de se tirar desta iniciativa:

Em primero, este tipo de raciocínio, demonstra que atualmente até mesmo os mais crentes as vezes se rendem a beleza da razão, para justificar suas crenças, o que deve ser um avanço (já que mesmo não querendo, ajudam a despertar o interesse de pessoas para as descobertas ciêntificas, o que antes era  desencorajado pelas igrejas). Em segundo,  para os que acreditam em algo superior, esta atitude, traz um pouco de conforto. Estas pessoas que não conseguem mais ouvir os discursos dos pregradores médios e se fingir de cego, contra todo o conhecimento atual, para não ver o charlatonismo destas pregações, mas ainda assim escolheram "crer", apreciam estes argumentos que justificam sua fé.

Porém apesar destes pontos positivos, parece ser mais sábio as palavras do Sr. Hans Kung e sua visão de que a ciência não deve discursar contra a existência de todo o metafísico, já que o que é metafísico não estaria (ainda) acessível a ciência. Melhor este pensamento do que o argumento, do comico Sr. Graig, que tenta dar o carimbo de credibilidade científica aos seus argumentos que "demonstram" a existência de Deus.

Este Deus das lacunas é o pior de todos os Deuses. Mesmo que estejamos caminhando para uma verdadeira compreensão de algo que seja "divino", dar como justificativa as lacunas dos conhecimentos fisícos, para a fé em antigas crenças é o mais deplorável dos atos dos que se declaram serem inteligentes. Assim, melhor escapar ao debate direto, supondo que o metafísico seja algo íntimo de cada um de nós, e por isto deva ser respeitado. Se a ciência não pode julgar a metafísica, a metafísica não deve se aproveitar dos novos conhecimentos para tentar provar sua validade.


...

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Crucifixos Vs. Estados Laicos - em escola na Itália

Primero comentário sobre este assunto me chegou através do Ateus do Brasil, e após, lendo a notícia no Globo on line, fiquei surpreso com o conteúdo da matéria. Acontece que a Corte de Direitos Humanos da União Europeia, estaria julgando o caso de Soile Lautsi, uma italiana de origem filandesa, que pedira a instuição de ensino onde seus filhos estudavam, que retirasse os crucifixos das salas de aula. Como não teve sucesso, ela recorreu a conter internacional da UE.

Dentre a repercusão, e acredite terá muita mesmo, foi alegado que os crucifixos fazem parte da tradição da Itália. Imaginar a Italia sem a igreja Católica é mesmo difícil, mas neste caso cabe a reflexão de que a a tradição demonstra a força dos que já morrerram e fraqueza dos que estão vivos. Bem em todo o caso não é pela tradição cultural pura e simples que existem tais crucifixos nas escolas, mas tudo bem, vamos acreditar que seja pura e simples tradição.

O interessante aqui, é o que muitos céticos, agnosticos e principalmente ateus, acreditam que estamos iniciando uma era da história da humanidade onde a tradição religiosa imposta as pessoas está perdendo cabo para aquilo que muitos chamam de "racionalidade". Este é o sonho de pessoas como Carl Sagan, Richard Dawkins e muitos outros.

Minha esperiência, em conversas com pessoas comuns como eu, revelou que poucos acreditam que isto realmente esteja acontecendo, inclusive foi alegado que sempre na história da humanidade deve ter existido pessoas céticas, que simplesmente foram abafadas pela maioria. Como dizem: "Quem ganha a guerra escreve a história". Se realmente for isto, e provavelmente seja mesmo, me intristeço em imaginar os (talvez) milhões de homens e mulheres que deviam se sentir totalmente desamparados por não "sentirem", não "verem" e não terem a fé que ouviam ser verdadeira. Todas estas pessoas tiveram suas vozes esquecidas.

Mesmo considerando que sempre houve pessoas contestadoras que não aceitassem os dogmas das religiões de sua época, mas que jamais conseguiram rivalizar com o esmagador numero de pessoas que seguiam as religiões, ainda assim, podemos estar caminhando para uma evolução, neste sentido, atualmente.

Talvez sejamos privilegiados, e nos útlimos séculos, desde a Renascença com o crescimento do conhecimento científico e a popularização de idéias de filósofos como Nietzsche, Sebástien Faure, e muitos outros, estamos caminhando para um mundo mais secular.

Se tudo isto não fosse o suficiente, só o fato de os governos ao menos publicamente se dizerem seculares já é um avanço sem precedentes na história, principalmente lembrando que no passado o chefe de governo era considerado um Deus!

...